Assim não me esqueço de nada... penso...

O Nosso Projecto

TEMOS COMO OBJECTIVOS:

- Pesquisar e dar a conhecer as várias gamas de estimulantes cerebrais existentes actualmente no mercado;
- Estudar o(s) modo(s) de actuação dos estimulantes ao nível cerebral e a sua interferência  no desempenho individual;
- Averiguar as possíveis diferenças de consumo entre géneros;
- Conhecer as fontes a que recorrem os jovens para a aquisição deste tipo de substâncias;
- Estudar estatisticamente a adesão a este tipo de estimulantes por parte dos alunos da UTAD;
- Sensibilizar toda a comunidade escolar para a problemática do consumo dos estimulantes cerebrais por jovens estudantes;
- Divulgar os eventuais perigos e condicionalismos provenientes da utilização de estimulantes cerebrais bem como da compra destes via Web;
- Promover uma atitude de responsabilidade junto dos alunos pré-universitários acerca da saúde mental;
Fazer um balanço acerca desta temática.



O NOSSO LOGÓTIPO

Este é o logótipo que dá a cara ao nosso projecto, expressando de uma forma clara e sucinta  o tema do nosso projecto.




ESTRATÉGIAS/ACTIVIDADES
    
- -   - Pesquisa bibliográfica – Como qualquer projecto, este também necessitará de uma fase apenas dedicada à selecção de fontes de informação, recolha, tratamento de dados e apresentação. Temos à nossa disposição inúmeros recursos materiais aos quais podemos recorrer como: internet, livros, enciclopédias e recursos humanos, ou seja, profissionais ligados à área.

- Elaboração de inquéritos/questionários – Neste âmbito, existem dois inquéritos/questionários a realizar. Um destina-se aos estudantes universitários do complexo da UTAD, outro será aplicado às farmácias locais. Com o primeiro, pretendemos estudar o consumo de substâncias dopantes pelos jovens estudantes vila-realenses; com o segundo, esperamos detectar picos na venda de estimulantes cerebrais.

- Aplicação dos inquéritos/questionários – Após verificarmos a disponibilidade das farmácias locais em colaborar na actividade já realizada - “Corrida às Farmácias” -, decidimos que será o grupo a aplicar directamente os questionários. Quanto ao inquérito destinado aos alunos universitários, após várias tentativas infrutíferas em estabelecer uma parceria com a Associação de Estudantes da UTAD, decidimos recorrer à reitoria uma vez que necessitamos de autorização para a aplicação deste.

- Recolha e análise dos inquéritos e questionários – Após aplicados, dedicar-nos-emos ao estudo dos resultados dos inquéritos e questionários. Será elaborado um balanço acerca destes.

- Divulgação e apresentação dos resultados obtidos – Os resultados obtidos serão divulgadas no átrio da escola (edifício principal e anexos) através de um poster e de um blogue da responsabilidade grupo.

- Implementação do “Baú das Dúvidas" – Será colocada uma caixa no recinto escolar (átrio da escola) onde poderão ser deixadas dúvidas, testemunhos e sugestões relacionadas com a temática do nosso projecto. As respostas estarão disponíveis no nosso futuro blogue. 

- Construção de um blogue – Pretendendo divulgar o nosso projecto à comunidade em geral, o grupo optou pela construção de um blogue que será actualizado durante todo o processo de trabalho.

- “Jogo de Identidades” – Com o intuito de conhecermos a gama de estimulantes disponibilizada pelo mercado/fornecedores e as facilidades em obtê-los, achamos pertinente criar uma identidade fictícia chamada Joana Vieira, que permitirá ter acesso de uma forma mais segura, porque anónima, a sites direccionados para a venda deste tipo de fármacos.

- Realização de um filme/anúncio – Para alertar a comunidade educativa da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, pretendemos realizar um pequeno filme/anúncio que foque os perigos do consumo de dopantes cerebrais.

- Campanhas de sensibilização – Como referido na introdução, o grupo de trabalho pretende dedicar-se à prevenção de atitudes de risco. Assim sendo, fomentaremos uma atitude de responsabilidade e promoveremos a saúde mental da comunidade escolar através da elaboração de cartazes, folhetos, panfletos, entre outros.

- Dramatização – Trata-se de mais um modo de divulgação e sensibilização. Apostamos em elaborar um texto dramático e convertê-lo em teatro, pois achamos que se torna muito mais apelativo do que os suportes escritos de informação.

- Painel/Palestra – Convite a um ou mais profissionais da saúde para esclarecimento científico da temática estudada.

- Elaboração de um artigo para o jornal – Sendo o público-alvo deste projecto a comunidade estudantil da ESCCB, achamos pertinente a escrita de um artigo para o jornal da escola, de modo a divulgar o projecto que nos encontramos a desenvolver.

- Semana Camiliana – Participação na Semana Camiliana com uma sala para divulgação do projecto e sensibilização da comunidade escolar.




CALENDARIZAÇÃO

Para uma melhor orientação bem como organização na concepção do nosso projecto,  decidimos calendarizar todas as actividades que nos propusemos realizar ao longo deste ano lectivo.






ACTIVIDADES REALIZADAS


 - "Corrida às Farmácias” – o grupo dirigiu-se a todas as farmácias de Vila real com o objectivo de procurar a adesão das mesmas para responderem a um futuro questionário que o grupo previamente irá elaborar, com o fim de obter informações acerca da venda de estimulantes cerebrais na altura de exames escolares.

Iniciámos a actividade “Jogo de Entidades” – criamos uma personalidade fictícia à qual chamamos Joana Vieira, criamos-lhe um e-mail e contactamos, via web, com uma loja legal de drogas ilegais.

      - Palestra

No passado dia 24 de Novembro 2010, o grupo dirigiu-se à UTAD para assistir a uma palestra proferida pela Enfermeira Vanessa Monteiro, sobre “Consumo de Estimulantes por Jovens Estudantes”. Apesar da sua facilidade em comunicar e sensibilizar o público, considerámos que aquilo que ouvimos foi eco das nossas pesquisas, ou seja, foi muito superficial. No entanto, foi interessante observar as perguntas postas pelo público, pois constatámos que esta é uma realidade cada vez mais conhecida na vida dos jovens.







Semana Camiliana
- Corpo São, Mente Sã -


     Esta actividade, realizada por nós, juntamente com o grupo 3, ocorreu nos dias 17 e 18 de Março.
    A nossa sala tinha como tema “Corpo São Mente Sã”, pois achámos que esta tão famosa expressão englobava num só, o tema dos dois grupos de trabalho. Para nós a Mente e o Corpo são dois lados da mesma moeda, andam juntos e dependem do bom funcionamento de cada um para trabalhar de forma mais eficiente e eficaz.
Desta forma, com esta actividade, decidimos apelar toda a comunidade educativa para as boas práticas que contribuem para uma vida equilibrada e plena de bem-estar.
    Para tal, foram realizadas várias actividades, tais como: vídeos, cartazes, aconselhamentos, jogos temáticos, que visavam sensibilizar os nossos visitantes para a importância do respeito que devemos ter pelo nosso corpo e mente.
Pensamos que todo o duro trabalho dispensado para a realização desta actividade acabou por compensar todo o esforço e dedicação, pois todos os nossos visitantes participaram de forma motivada, tendo deixado excelentes opiniões sobre actividade no livro de registos.
    Esta experiência foi enriquecedora para todos nós e uma vitória alcançada.



Fotos




















 

Copyright © Doping Intelectual. Blog created by Grupo 1 from 12º C
Escola Secundário Camilo Castelo Branco | Vila Real